1) Cineclube Arte e Colonialidade: roubo e restituição de arte africana em debate no cinema, com a participação de estudantes e professores de graduação em Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da da ESPM. Foram exibidos dois curtas-metragens seguidos de conversa com Ana Camila Esteves (Mostra de Cinemas Africanos) e Nelson Simplício (Coletivo Kinoférico). O evento marcou o pré-lançamento do Núcleo de Estudos e Negócios Africanos (NENAF) do Curso de graduação em Relações Internacionais da ESPM e integra as atividades do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação da CAPES que se desenvolve no âmbito do LEDS – Laboratório de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da ESPM, em parceria com o Migracine – Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais do PPGCOM ESPM. (PROEXT- PG: processo 88881.927380/2023-01). O evento foi realizado pelos grupos de pesquisa Deslocar e Sense.
2) Cineclube Arte e Colonialidade: roubo e restituição de arte africana em debate no cinema, realizado, em novembro de 2022, na sede do coletivo Kinoférico, em Guarulhos. O cineclube integrou as atividades do Programa de Extensão da Educação Superior naPós-Graduação da CAPES que se desenvolve no âmbito do LEDS – Laboratório de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da ESPM, em parceria com o Migracine – Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais do PPGCOM ESPM. Foram exibidos e debatidos três curtas metragens do acervo da Mostra de Cinemas Africanos, e na sequência, realizado um debate com o público presente. O evento foi realizado pelos grupos de pesquisa Deslocar e Sense.(PROEXT- PG: processo 88881.927380/2023-01)
3) Migracine – O Observatório de Cinema e Migrações Transacionais é um projeto desenvolvido por professores e alunos de três grupos de pesquisa, o Deslocar – Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo e o Sense – Comunicação, Consumo, Imagem e Experiênciasediados no PPG em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOM- ESPM), Brasil, e EIKOS – Imagem e Experiência Estética, do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (PPGCINEAV UNESPAR). O Observatório conta, ainda, com a curadoria de acadêmicos e ativistas do cinema e/ou das migrações transnacionais de diferentes países (Argentina, Bélgica, Brasil, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra).
https://www.observatoriomigracine.com/
0800 607 3777
contato@deslocar.org
Rua Joaquim Távora, 1240
Vila Mariana
São Paulo/SP